Ao construir um layout temos que levar em consideração que a diagramação tem bastante influência na absorção do conteúdo.
Existem áreas mais facilmente percebíveis do que outras.
Conhecer estas áreas pode facilitar o trabalho de quem procura atrair a atenção do leitor.
Recentemente foi realizada uma pesquisa chamada Eyetrack III, liderada pelo O Instituto Poynter, que ajudou a conhecer um pouco como os leitores vêem um layout. A pesquisa foi realizada com 46 pessoas e monitorou o movimento dos olhos dos leitores em sites de notícias. A partir desta pesquisa pôde-se observar um padrão comum que foi “traduzido” através da seguinte figura geométrica:
Os olhos na maioria das vezes se fixaram em primeiro lugar na parte superior esquerda da página, permanecendo nesta área alguns instantes antes de começar o processo de “varredura” da página. Só depois de ler atentamente a parte superior da página por algum tempo é que os olhos passaram a explorar a área de baixo da página.
Dependendo do layout da página, é claro, este padrão pode variar. A imagem acima é uma representação simplificada do padrão de movimento dos olhos.
A pesquisa também levantou as zonas de importância no layout das páginas:
Devemos considerar que a pesquisa foi realizada com base na observação do comportamento em relação a sites de notícias e não podemos generalizar os resultados para todas as mídias, mas já é um bom começo, conhecer este comportamento e saber que determinadas áreas de nosso layout têm mais importância do que outras.
Fonte: http://www.poynterextra.org/eyetrack2004/main.htm