Já começou a pensar em como tornar mais eficiente seu budget de marketing para o próximo ano? O melhor caminho é, sem dúvidas, seguir as tendências de marketing digital para 2019.
Estudos revelam que o investimento em Marketing tradicional tem perdido a força, enquanto que o investimento em marketing digital cresce a cada ano, em quase todos os setores econômicos.
A previsão é de que o Digital ocupe cerca de 54,1% e o marketing tradicional caia para 45,4%, do investimento total em marketing. Sendo que no segmento de empresas B2B, os investimentos em marketing digital devem ser ainda maiores, representando 61% dos investimentos totais em marketing.
Portanto, se você quer otimizar seu budget de marketing comece a integrar o time de criadores online, afinal opções e estratégias para atuar com marketing digital não faltam.
Antes de distribuir sua verba, o primeiro passo é conhecer as tendências de marketing digital para 2019:
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Dados Analíticos:
As decisões deverão ser tomadas com base em dados. O acompanhamento das métricas oferecidas pelas mídias digitais é essencial para o retorno do investimento.
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Integrações:
Devido a velocidade com que as coisas acontecem no Marketing Digital, é preciso trabalhar de forma integrada, com ferramentas que conversem entre si e estratégias onde as ações se complementem. (Saiba um pouco melhor como funciona uma Agência de Comunicação Integrada)
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Facebook:
O Facebook continuará sendo a principal plataforma de Redes Sociais, portanto sua empresa precisa estar lá, usando os anúncios (Facebook Ads) e todos os recursos oferecidos pela plataforma: grupos, vídeo, LIVE, Facebook Messenger, etc.
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LinkedIn:
O melhor caminho para quem atua no segmento B2B. Para que você aumente a sua probabilidade de sucesso com vendas para empresas no LinkedIn, recomenda-se a contratação do “LinkedIn Sales Navigator”.
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Vídeos e Live Streams:
A audiência de um vídeo é até 4 vezes maior do que a leitura de um texto, além disso a maioria das ferramentas digitais têm potencializado o alcance dos conteúdos no formato em vídeo em relação aos demais. A grande tendência em vídeo é sua utilização na comunicação entre colaboradores e consumidor final. Em vez do atendente escrever, ele produz um vídeo e encaminha ao cliente por e-mail.
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Podcast:
É indicado às empresas que já têm uma estratégia de conteúdo madura, considerar podcast como uma opção a mais de distribuição de conteúdo, pois muitas pessoas consomem esta mídia para evitar o consumo de dados baixando vídeos.
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Storytelling (narração de história):
Essa técnica é útil na produção de conteúdo para criar um diferencial frente a concorrência e aumentar o envolvimento com o público, já que ele muitas vezes acaba se identificando com a história apresentada.
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Marketing de Conteúdo:
Não é uma novidade dizer que o marketing de conteúdo deverá representar uma boa fatia do seu orçamento de marketing digital. Os consumidores estão expostos a centenas de anúncios por dia, nos mais diferentes formatos, portanto, não basta apenas entrar em contato com o cliente, é fundamental criar conteúdo que seja personalizado, autêntico, relevante e atrativo para atrair seu público alvo.
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Caminho percorrido pelo Cliente:
É preciso entender a forma como o cliente efetua todo o processo de conhecimento e interação com a Marca. As marcas em 2019 precisam saber como seus clientes se movimentam ao longo de toda a cadeia, e além disso, entender como é o consumo de conteúdo, como ele é partilhado, qual é o comportamento de compra, para descobrir padrões de comportamento dos consumidores.
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SEO:
Acompanhar a forma como o consumidor utiliza os motores de pesquisa, já que este processo tem se alterado, com consultas mais completas e específicas. É fundamental perceber como o consumidor pesquisa e otimizar o site para essas palavras chaves.
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Mobile first:
Cada vez mais os consumidores utilizam o celular para acessar à Internet ou Redes Sociais. O celular será a peça chave para empresas que queiram aumentar suas vendas online em 2019 e oferecer aos consumidores uma experiência de compra simples e positiva. É importante estar onde o consumidor está, seja no celular ou no computador.
Como alocar orçamentos em canais digitais seguindo as tendências de marketing digital para 2019?
Com conhecimento das principais tendências de Marketing Digital para 2019 fica mais fácil alocar sua verba de Marketing para acompanhar essas tendências e oportunidades do mercado.
Além disso, você pode se basear nas pesquisas que mostram a predisposição das empresas em distribuir seu orçamento de marketing nos seguintes canais digitais:
Anúncios pagos ou links patrocinados:
Irá representar a maior parte dos investimentos online, onde incluem-se os anúncios patrocinados do Google Ad Words, Facebook e Instagram.
Vídeos:
Representarão a categoria de maior crescimento. Estima-se que o valor investido dobre até 2021. Um aspecto importante é a duração dos vídeos, que devem ser curtos e objetivos e sem muita edição.
Mídias Sociais:
Os investimentos em mídias sociais tendem a crescer
E-mail Marketing:
O investimento em marketing por e-mail deverá se manter devido aos resultados oferecidos.
Mas afinal qual percentual da minha receita deve ser investido em marketing?
Muitos empresários ficam em dúvida do quanto de sua receita deve ser redirecionado para fazer o marketing do seu negócio.
Segundo o que apontam as pesquisas, para um resultado eficiente, deve-se considerar os seguintes percentuais:
Empresas B2B>> de 6% a 7% da receita da empresa
Empresas B2C >> de 9% e 12% da receita da empresa
Agora que você já tem conhecimento de quais serão as Tendências de Marketing Digital para 2019 ficará bem mais fácil estabelecer seu budget de marketing de forma a otimizar o retorno sobre seus investimentos.
Vale lembrar que algumas destas tendências não são novidade, são apenas a continuação do que vem acontecendo em 2018; porém, como o Marketing Digital evolui numa velocidade estonteante, temos que estar sempre atualizados e preparados para adaptar as nossas estratégias à estas novidades.
Não basta apostar em novas tecnologias se sua equipe não tiver habilidades, conhecimentos técnicos e principalmente tempo para lidar com essas plataformas. Por isso, é fundamental contar com o auxílio de parceiros especializados nessas novas tecnologias. ( Se você tem dúvida em como escolher um bom parceiro, veja estas dicas)
Pensando em auxiliar nossos clientes na difícil tarefa de estruturar suas ações de marketing digital, nós da Agência Top Asiole, desenvolvemos um e-book para ajudá-lo no desenvolvimento de seu plano de marketing digital para 2019!
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