Hoje vamos falar um pouco sobre as técnicas da publicidade para crianças.
Este é um público que exige um cuidado todo especial na elaboração da mensagem para que a comunicação tenha êxito.
Algumas regrinhas básicas podem ser úteis no momento da criação:
– Crianças gostam de ação com desfecho rápido. Não se deve para deixar o desfecho para o final do comercial, pois a criança se dispersa com maior facilidade.
– As crianças tem o sentido visual mais ativo que o sonoro, portanto quanto mais imagens melhor.
– Os desenhos animados têm grande poder de penetração, pois trabalham no universo da imaginação.
– Não se deve mostrar crianças em situações que a ridicularizam ou menosprezam, pois elas se identificam com o personagem, mas quando são os adultos que fazem o papel de bobo, o comercial tem muito mais êxito.
Além das particularidades do público infantil, temos que lembrar que na maioria das vezes quem toma a decisão de compra são os pais, portanto o comercial deve “falar” também a linguagem dos adultos.
Com base nestas dicas, vamos analisar o comercial “Bichinhos dos Sonhos Bauducco”
Sinopse: Um garoto brinca com os bichinhos da promoção.
A brincadeira “morto/vivo” foi adaptada para “bicho/travesseiro”, onde bicho significa ficar de pé e travesseiro deitar.
O pai que está na cozinha, ouve a voz do filho e vai até seu quarto para ver o que acontece.
Encontra o menino que finge dormir com seus brinquedos na forma de travesseiro e fica tranquilo.
Um locutor explica os detalhes da promoção e finaliza com o slogan: Da família Bauducco para a sua família.
Análise das técnicas de publicidade para crianças utilizadas no comercial ” Bicho/Travesseiro”
É fácil perceber porque o comercial chama a atenção principalmente das crianças, ele segue várias das regras de publicidade para crianças apresentadas acima:
– Tem objetividade, desde o início já se entende como a brincadeira funciona.
– Trabalha o lado visual mostrando a brincadeira na prática.
– Coloca a criança numa situação de comando frente aos bichos e esperteza frente ao adulto que não percebe que ela não está realmente dormindo.
– Trabalha no universo da imaginação
Mensagens que o comercial passa:
Para as crianças:
– Os bichinhos Bauducco são mais do que brinquedos, são “amigos” que lhe fazem companhia em todos os momentos, até na hora de dormir (momento em que as crianças sentem mais medo de ficarem sozinhas) Este aspecto é reforçado pelo nome da promoção: Bichinhos dos Sonhos.
Para os pais:
– Os bichinhos Bauducco são seguros, permitindo até que as crianças durmam com eles, outros brinquedos são recolhidos no momento de dormir. Essa mensagem é reforçada pelo slogan: Da família Bauducco para a sua família. Aquilo que é transmitido de uma família para outra tem credibilidade.
– Remete à própria infância dos pais, trazendo um ar de nostalgia, visto que a brincadeira apresentada é uma versão moderna do morto/vivo que já estava esquecido.
E para você, que mensagem este comercial passa? Comente…
Veja também a análise do comercial da Moto Dafra
Este artigo foi desenvolvido pela Agência de Marketing Top Asiole.
Além de preparar conteúdos interessantes para você, nosso maior talento é buscar soluções inovadoras e eficientes para posicionar sua empresa de forma mais competitiva no mercado.
Quer saber mais sobre o que uma agência de comunicação integrada pode fazer por sua empresa?
Consulte-nos: (11) 98609-7504