O trabalho das agências de publicidade no momento de desenvolver comerciais para o público infantil é árduo. Mas mesmo comerciais voltados para o público adulto que utilizam crianças no elenco exigem um cuidado especial das agências de publicidade, para evitar interpretações equivocadas provocadas, muitas vezes, por mensagens subjetivas que não são percebidas na elaboração do comercial.
Vamos analisar o comercial “Bobinha” do Café Pilão sob este aspecto:
Sinopse: Uma criança acorda durante a noite e procura a mãe dizendo que não consegue dormir porque tem monstros debaixo de sua cama.
A mãe Pergunta: Você ainda acredita nisso bobinha? E diz que a menina já está crescida para acreditar nestas coisa e por isso vai até colocar um pouco de café no leite da menina.
A filha, bebendo o café pergunta porque a mãe também está acordada, e ela responde que está esperando o irmão da menina chegar da festa, pois ele prometeu que não ia chegar muito tarde.
Então a filha pergunta: E você ainda acredita nisso bobinha?
Um locutor em off assina o comercial com o slogan: Pilão o café forte do Brasil.
Mensagens que o comercial tenta passar:
De uma mãe carinhosa que não mede esforços para o bem estar da filha e por isso lhe dá café como se fosse um remédio capaz de resolver o problema de insônia da menina.
Mensagens subjetivas que o comercial passa:
Agências de publicidade precisam ter muito critério ao criar uma Storytelling para comercial, pois muitas vezes um pequeno detalhe pode passar uma ideia equivocada em sua mensagem.
Apesar de ser muito bem produzido e explorar muito bem a capacidade artística da garotinha, o comercial do Café Pilão passa uma contradição muito grande ao oferecer para uma criança que não consegue dormir, o café, uma bebida estimulante ( vide definição):
” O que são estimulantes?
Alguns estimulantes são de origem vegetal: por exemplo, a cafeína do café ou chá. Todos sabem que o café tira o sono, deixa a pessoa mais ativa, mais acordada. A cafeína é um estimulante suave do cérebro. – Fonte: UNIFESP “
Assim, a mensagem que fica é a de que esta mãe é, de certa forma, irresponsável (ou até mesmo maquiavélica) por oferecer à filha com insônia uma bebida estimulante. Este fator é reforçado ainda mais pelo slogan “Pilão, o café forte do Brasil” que indica que este café é forte, e portanto suas propriedades estimulantes também devem ser…
E para você, que mensagem que fica? Compartilhe conosco sua opinião.
Este artigo foi desenvolvido pela Agência de Marketing Top Asiole – Comunicação Integrada.
Além de preparar conteúdos interessantes para você, nosso maior talento é buscar soluções inovadoras e eficientes para posicionar sua empresa de forma mais competitiva no mercado.
Quer saber mais sobre o que uma agência de comunicação integrada pode fazer por sua empresa?
Consulte-nos: (11) 98609-7504