Quando a dúvida é: “como ser criativo?” Todos imaginam que quanto mais organizado o ambiente de trabalho, melhor fluirá o serviço; que ter fácil acesso a tudo e manter o escritório sempre arrumado, ajuda no rendimento.
Porém, nem sempre esse ideal é funcional. Estudos comprovaram que estudar ou trabalhar em um local desorganizado estimula a criatividade.
Em uma das pesquisas 48 estudantes foram separados em duas salas e ambos os grupos deveriam pensar em dez novas utilidades para uma bola de pingue-pongue, no final os estudantes que estavam na sala mais bagunçada encontraram soluções mais criativas para o problema.
Em outro estudo 188 adultos deveriam escolher entre dois alimentos, um rotulado como “clássico” e o outro como “novo”. As pessoas que estavam em salas desorganizadas tenderam a escolher os produtos com a denominação “novo”, enquanto os da sala organizada tenderam a escolher o “clássico”.
Sendo assim, é possível concluir que a organização está relacionada com atitudes formais, rígidas, tradicionais, enquanto a bagunça busca romper com essa convenção, inspiram as pessoas a buscar novas saídas, novas ideias, o que é importantíssimo para a criatividade.
Avaliando historicamente essa teoria podemos verificar que toda grande revolução foi resultado de uma “grande bagunça”, tentando fugir do tradicionalismo. Pessoas que foram criativas e buscaram novas maneiras para mudar o padrão existente.
Como ser criativo em meio à bagunça, então?
É necessário entender que quando se fala de ambientes desorganizados isso não significa estar em um local fisicamente bagunçado, muitas vezes a desordem está em mudar as coisas de seu lugar de origem.
Um telefone que sempre ficou do lado direito, colocado agora, do lado esquerdo, muda a rotina, e faz com que a pessoa pense de forma diferente… Atender o telefone com outra mão, por exemplo.
Isso muda o cotidiano e traz pequenas mudanças. Pelo fato do telefone estar à esquerda, a pessoa pode ser motivada a inovar usando a mão esquerda para atender, enquanto que a direita fica livre para pequenas anotações.
A desorganização cria novas oportunidades!
E você, prefere a ordem ou a desordem? Comente
Este artigo foi desenvolvido pela Agência de Marketing Top Asiole.
Além de preparar conteúdos interessantes para você, nosso maior talento é buscar soluções inovadoras e eficientes para posicionar sua empresa de forma mais competitiva no mercado.
Quer saber mais sobre o que uma agência de comunicação integrada pode fazer por sua empresa?
Consulte-nos: (11) 98609-7504