Com o aumento das possibilidades na área de marketing, principalmente nos meios digitais, torna-se cada dia mais difícil a gestão do marketing de forma eficiente.
Além da alta demanda de atividades, a grande dificuldade está em encontrar a estratégia correta para que elas atendam os objetivos estabelecidos.
Assim, torna-se conveniente delegar estas atividades a quem tem conhecimento técnico e expertise de especialista. Mas como fazer a escolha certa?
Dicas de como escolher agência de marketing
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Defina o que vai contratar: Agência de marketing ou consultoria de marketing
A agência analisa, cria estratégias, produz os materiais e realiza as ações necessárias para alcançar os objetivos.
A consultoria analisa e indica as ações a serem tomadas por sua equipe.
Isso não significa que a agência não possa indicar as ações para que sua equipe as realize; porém o contrário não parece ser verdadeiro, pois certamente não está no escopo da consultoria a realização das ações. -
Defina seus objetivos com a contratação de uma agência
Este é um ponto importante a ser observado.
Já ouvi muitos empresários reclamarem que a agência não trouxe resultado.
O maior problema, muitas vezes, não está na eficiência da agência, (claro que existem casos e casos…) mas no que se espera delas. Estabeleça de forma clara quais são seus objetivos e em quanto tempo deseja alcançá-los. -
Esteja aberto a enxergar os pontos positivos e negativos que certamente lhe serão apresentados
A boa assessoria é aquela que mostra aquilo que não se quer ver, pois identifica os problemas.
A questão é que muitas vezes quem contrata uma agência espera dela uma determinada resposta e se decepciona ao ouvir algo completamente diferente.
Bom, se a resposta correta fosse aquela esperada pelo contratante, ele não precisaria de agência pois já saberia o que fazer. A função da agência é justamente analisar a situação e elaborar estratégias propondo ações que ainda não foram tomadas, e mostrar caminhos que ainda não foram experimentados.
A visão externa do negócio, sem vícios nem idéias pré concebidas proporciona a clareza da situação para encontrar o melhor caminho. -
Considere a localização
Apesar da internet ser um facilitador na comunicação à longas distâncias, muitas vezes é necessário fazer reuniões presenciais para alinhar objetivos e estratégias, e aí, quanto mais perto estiver, mais fácil, rápido e econômico será.
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Estabeleça um teto orçamentário com base no preço médio de mercado
Valores muito baixos podem indicar falta de experiência. Não arrisque seu orçamento.
Valores muito altos podem significar desperdício de verba com um serviço além do que sua empresa necessita.
O importante é analisar o custo/benefício de forma a equilibrar o valor com a qualidade dos serviços oferecidos. Daí a importância da próxima dica: -
Avalie o portfólio, cases de sucesso e resultados das opções consultadas
Verifique:
– o número de clientes já atendidos;
– o segmento de atuação destes clientes ( B2B, ou B2C);
– o porte dos clientes atendidos (quanto mais próximo do porte de sua empresa melhor) -
Verifique os serviços oferecidos
Qual expertise a agência oferece?
Para quais atividades está capacitada?
Que serviços o contrato inclui?
Procure responder a estas perguntas tendo em mente até onde vocês poderão chegar juntos, sabendo que quanto mais integradas forem as ações, melhor serão os resultados.
Depois de analisar nossas dicas, certamente ficará mais fácil saber como escolher agência de marketing que traga resultados para sua empresa.
Este post foi desenvolvido pela Agência de Marketing Top Asiole Comunicação Integrada.
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