Com chegada da Copa aqui no Brasil, um dos assuntos que vêm ganhando a atenção da mídia é o significado do logo da copa.
Depois de sua divulgação no dia 08/07/2010, o logo passou a ser alvo de análises e comentários por toda a imprensa e principalmente pela web.
Muita gente criticou…
Uma dessas críticas que correu pelo Twiter foi a comparação da marca com a silhueta do líder espírita Chico Xavier.
Já para o designer gráfico Alexandre Wollner, além de parecer uma pessoa com a mão no rosto, o logo passa a ideia de que essa pessoa está com vergonha, por isso esconde o rosto.
Alexandre já desenvolveu mais de 180 logotipos, entre eles o do Banco Itaú e da Papaiz. Sua opinião foi divulgada em uma entrevista à Revista Making Of .
O objetivo do logo é representar a taça da Copa usando mãos que se entrelaçam, mas essa definição tem gerado muita polêmica.
Fizemos uma análise baseada nos conceitos e técnicas para desenvolvimento de logotipia, onde consideramos a escolha das cores, o significado das formas utilizadas, elementos subliminares, etc, e as conclusões para o significado do logo da Copa de 2014 surpreendem.
Muitos dos comentários apontam para a falta de proporções no desenho das mãos, mas concluímos pela nossa análise que talvez o objetivo tenha sido outro…
Acompanhe conosco a análise para o significado do logo da copa de 2014
Se observarmos o conjunto, veremos em destaque a mão em amarelo numa posição de proteção, valorizando a ideia de preocupação com o meio ambiente, o que é reforçado por vários outros elementos:
Quanto às cores utilizadas:
O verde e amarelo, além de representarem as cores da bandeira brasileira, estão aplicados nos elementos certos…
A cor amarela que pode representar o ouro, está na mão “da proteção” mostrando que esta é uma atitude valiosa para o futuro do planeta.
Dentro deste contexto, o verde representaria a ecologia, e está aplicado nos elementos da natureza.
Nossas 3 hipóteses:
1º O vermelho representaria o sangue, a morte a extinção…
2º Por ser uma cor vibrante cria um ponto de interesse no logo, chamando a atenção para a data (da Copa) como uma possibilidade de tomada de consciência dos outros países sobre os problemas ambientais no Brasil.
3º A eleição do Brasil para ser sede da Copa se deu durante o governo do Lula que é do PT (representado pelo vermelho) e o ano de 2014 coincide com a data de uma possível reeleição do Lula à presidência.
O significado das figuras geométricas na construção de logotipos
Este post foi desenvolvido pela Agência de Marketing Top Asiole Comunicação Integrada.
Além de preparar conteúdos interessantes para você, nosso maior talento é buscar soluções inovadoras e eficientes para posicionar sua empresa de forma mais competitiva no mercado.
Quer saber mais sobre o que uma agência de comunicação integrada pode fazer por sua empresa?
Consulte-nos: (11) 98609-7504