As cores têm um enorme poder na comunicação por despertar sensações em quem as observa. Hoje vamos falar especificamente da ilusão óptica das cores
A nossa percepção do mundo é gerada por nosso cérebro, através de aprendizagem neural, com base nas informações que recebemos sobre os estímulos visuais, e também com base nas nossas experiências anteriores e opiniões sobre o que estamos vendo.
A ilusão óptica das cores ocorre quando “interpretamos a mensagem” transmitida pela cor, e com isso temos sensações a respeito do estímulo visual que estamos observando.
O conhecimento destas sensações pode auxiliar no desenvolvimento de logotipos e outros materiais de comunicação, na medida que, ao explorá-los, podemos reforçar conceitos que desejamos passar com o material que estamos criando.
Ilusão óptica das cores
Vermelho : Dá a sensação óptica de aumento de volume, de peso, e de calor
Azul : Passa a sensação óptica de distância e diminuição de peso
Amarelo : Impressão de calor e aumento sutil de volume
Laranja : Passa a idéia de aumento de volume e calor
Verde : Transmite leveza
Violeta : Diminuição de volume
Preto : Passa a sensação óptica de aumento de peso e contraditoriamente diminuição de volume, além de impressão de profundidade
Branco : Aumento de profundidade e proximidade
Se você gostou deste assunto, veja também nosso conteúdo sobre o significado das cores.
Agora que você já sabe que a ilusão óptica das cores pode interferir na criação dos materiais de comunicação, que tal dar uma atenção especial para ela no momento da criação?
Este artigo foi desenvolvido pela Agência de Marketing Top Asiole.
Além de preparar conteúdos interessantes para você, nosso maior talento é buscar soluções inovadoras e eficientes para posicionar sua empresa de forma mais competitiva no mercado.
Quer saber mais sobre o que uma agência de comunicação integrada pode fazer por sua empresa?
Consulte-nos: (11) 98609-7504