Ter um bom site é o mínimo que toda empresa precisa fazer em termos de marketing digital, afinal a internet é a maior vitrine que existe para chegar até seus clientes.
Porém, quem precisa aumentar as vendas através do site precisa saber que não basta apenas estar na internet se o site não trouxer visitas.
Isso provavelmente explica porque sua empresa tem um bom site mais ele não gera retorno de público…
É necessário estar bem posicionado no Google para ter uma boa audiência na busca orgânica.
Sim, o Google tornou-se uma enorme bússola que determina qual caminho cada site vai trilhar.
Por isso, caso você não saiba, é importante atender certos parâmetros que são preferências do Google para ser direcionado pelo caminho do sucesso.
Se você desconhece estas preferências e quer aumentar as vendas através do site, listamos em forma de teste os principais fatores que influenciam no posicionamento do Google:
Dicas para melhorar o posicionamento no Google e aumentar as vendas através do site
Faça o teste e avalie como está seu site:
- NÍVEL DE SEGURANÇA
O seu site utiliza Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro?Ou seja, o endereço inicia com https://? Ou apenas com http://?
O https é uma camada adicional de segurança que permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais.
( ) Sim ( ) Não
- SITE RESPONSIVO
O seu site tem design responsivo?Um site é responsivo quando sua aparência automaticamente muda para se ajustar ao tamanho da tela em que está sendo exibido (PC, celular, tablet, etc).
Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as informações em ordem sequencial sem cortar nada.
( ) Sim ( ) Não
- ESTRUTURA ADEQUADA
O seu site tem uma estrutura adequada aos robôs de busca? As URLs são amigáveis?URL amigável é um endereço de página limpo, o mais curto possível e que contém a palavra-chave relacionada àquela página, sendo fácil de compreender, tanto para os mecanismos de busca quanto para quem acessa o seu site.
( ) Sim ( ) Não
- AUTORIDADE DE MARCA
O seu site oferece conteúdos relevantes, informativos e únicos?O conteúdo do seu site é atualizado periodicamente com conteúdo relevante e permite a interação com os visitantes, oferecendo a possibilidade de comentários e compartilhamento nas redes sociais?
( ) Sim ( ) Não
- DESIGN AGRADÁVEL
O seu site é leve e de carregamento rápido?As imagens não podem ser pesadas, os links não podem estar quebrados ou com direcionando para páginas de erro, os formulários precisam estar funcionando.
( ) Sim ( ) Não
O Google dá preferência para exibir os sites com os recursos acima.
Agora, atribua 10 pontos para cada resposta SIM e confira como o seu site está sendo avaliado pelo Google:
50 pontos: Parabéns! O seu site é ótimo e tem os recursos necessários para ficar bem posicionado na busca orgânica.
Mas saiba que isso é apenas o início de um trabalho na otimização de sites que deve ser contínuo para gerar resultados, pois para cada site na primeira posição, há pelo menos outros mil lutando para estar ali, desenvolvendo estratégias e usando conhecimento técnico para isso.
40 pontos: Está quase lá! O seu site tem pontos positivos, mas ainda pode melhorar e trazer muito mais resultados.
Saiba que o trabalho de posicionamento depende de cerca de 100 fatores básicos, que se subdividem em diversos outros. Por isso, essa é uma tarefa complexa que exige conhecimento técnico e dedicação constante.
30 pontos: Mediano! Você percebeu como todos os itens apresentados são importantes para um bom posicionamento?
Então, está na hora de investir na reformulação do seu site para garantir um melhor posicionamento se você deseja mesmo aumentar as vendas através do site.
0-20 pontos: ATENÇÃO! Parece que o seu site não está nada bom. Isso provavelmente explica porque ele sempre está mal posicionado na busca orgânica.
É essencial reformulá-lo com urgência.
Procure uma empresa especializada na criação de sites, pois este trabalho deve ser feito por um profissional experiente.
Agora que você já sabe por onde começar, que tal dedicar um pouco mais de atenção ao site da sua empresa?
Este artigo foi desenvolvido pela Bw Web – Desenvolvimento para Internet que é especializada no desenvolvimento de sites e sistemas web personalizados.