Muitas vezes o uso deste recurso não é intencional, mas algumas campanhas fazem uso de mensagens subjetivas de forma planejada para alcançar maior proximidade com o espectador sem que ele perceba. (Para entender melhor o que que são mensagens subjetivas leia o artigo já publicado aqui.)
Estas mensagens nem sempre aparecem sob a forma verbal ou de texto.
Um exemplo recente deste artifício pode ser verificado no comercial da Vivo sobre a promoção “Vivo Sempre”, onde o avô fala ao celular com seus netos.
Assista ao comercial e perceba como o cenário é usado para passar um conteúdo subjetivo que contribui para a mensagem do comercial .
Nem todas as pessoas percebem, mas nas duas primeiras cenas há sempre, no cenário, um elemento que liga o avô ao neto com o qual ele está conversando: No caso, o avião de brinquedo e o sorvete. Porém, quando ele está falando com a neta, o cenário dos dois ambientes são muito parecidos dando a impressão de que ele e a neta estão no mesmo lugar.
Isso aumenta o poder de persuasão do comercial que procura passar a ideia de que com a promoção “Sempre Vivo” a ligação é tão barata que se pode até ficar falando à toa, pois se ambos estiverem no mesmo ambiente, a sensação é de que a comunicação seja direta, como se o celular nem fosse necessário.
Temos esta ideia reforçada pelo diálogo sem compromisso desenvolvido entre os dois.
Inteligente, não é? Afinal, não é isso que se espera de uma operadora, que a comunicação seja tão fluída que nem se perceba a existência do celular?
Este artigo foi desenvolvido pela Top Asiole Agência de Marketing em São Bernardo
Além de preparar conteúdos interessantes para você, nosso maior talento é buscar soluções inovadoras e eficientes para posicionar sua empresa de forma mais competitiva no mercado.
Quer saber mais sobre o que uma agência de comunicação integrada pode fazer por sua empresa?
Consulte-nos: (11) 98609-7504